ARMANEXT apresenta a VII Análise sobre a evolução das SOCIMI(1)

O investimento estrangeiro lidera o investimento nas SOCIMI incorporadas em 2022
- O investimento estrangeiro alcança 91,6% do valor dos imóveis que fazem parte das SOCIMI incorporadas em 2022.
- O build to rent concentra o interesse dos investidores em 2022.
- Em 2022, foram incorporadas à cotação 10 SOCIMI com ativos avaliados em 1.523 milhões de euros: no BME GROWTH 5 SOCIMI com ativos avaliados em 630 milhões de euros, e no EURONEXT ACCESS 5 SOCIMI com ativos avaliados em 893 milhões de euros.
- A ARMANEXT continua a impulsionar uma modificação legislativa para que em Espanha as SOCIMI possam investir em ativos agrários, em linha com os principais países europeus.
Madrid, 23 de fevereiro de 2023.- As 10 SOCIMI que se incorporaram à cotação em 2022 no BME GROWTH e no Euronext Access possuem imóveis avaliados em 1.523 milhões de euros, o capital estrangeiro representa 91,6% do valor dos imóveis, e o build to rent (construir especificamente para alugar) concentra o interesse dos investidores: 58,5% dos ativos correspondem a habitação, face a 33,5% em 2021. Estas são algumas das principais conclusões da VII Análise da evolução das SOCIMI(1) incorporadas em Espanha que cotam no BME GROWTH e no Euronext Access, apresentada hoje pela ARMANEXT, assessor registado no BME GROWTH e primeiro listing sponsor autorizado em Espanha para a incorporação de PMEs na Euronext.
Relativamente ao peso do capital estrangeiro nas SOCIMI incorporadas em Espanha, Antonio Fernández, presidente da ARMANEXT, afirma que se mantém a tendência dos anos anteriores “liderada pelos emissores internacionais”. A profissionalização destes investidores e a sua experiência noutros países faz com que “impulsionem com maior determinação a constituição deste tipo de sociedades em Espanha”. Sobre se estas sociedades manterão a sua liderança durante 2023, Fernández explica que “os fundos estrangeiros estarão atentos a como poderá afetá-los ou não a modificação do Imposto sobre o Património para ‘Não Residentes’ que invistam em imóveis em Espanha, bem como a outras alterações relacionadas com possíveis mudanças na Lei de Arrendamentos Urbanos”.
Quanto ao impulso do build to rent, Fernández indica que o interesse dos investidores em “construir para alugar” consolidou-se em 2022, o que explica o menor valor dos ativos e a diminuição do passivo, uma vez que se tratam de SOCIMI que se incorporam à cotação à espera de impulsionar a sua atividade.
Além disso, o presidente da ARMANEXT destaca que “as SOCIMI que em 2023 se prevê que cheguem ao mercado terão um perfil mais familiar, já que constituir-se em SOCIMI permite-lhes avançar em transparência, profissionalização dos processos e eficiência da gestão. Este veículo facilita ainda a reestruturação patrimonial e proporciona vantagens como empresa familiar”.
Relativamente ao perfil dos acionistas das SOCIMI incorporadas em 2022, os Não Residentes representam 91,6%, os grupos familiares 8% e outros acionistas 0,4% do valor dos ativos. 76,4% dos imóveis encontram-se em Madrid, 22,5% noutras localizações, e 1% em Barcelona.
Após a pandemia, Euronext Access concentra a maior parte do valor dos ativos
A evolução das SOCIMI após a pandemia tem sido desigual quanto ao interesse dos investidores em cotar nos diversos Sistemas Multilaterais de Negociação. Entre 2020 e 2022, 25 SOCIMI incorporaram-se à Euronext Access, enquanto 16 o fizeram no BME GROWTH.
Os ativos incorporados à cotação na Euronext nesse período ascendem a 3.235 milhões de euros, 76% mais do que o valor dos ativos das 16 SOCIMI incorporadas no BME GROWTH nesse mesmo período, que ascendem a 1.832 milhões de euros.
As 132 SOCIMI incorporadas desde 2013 acumulam ativos avaliados em 25.444 milhões de euros
Desde 2013 foram incorporadas à cotação 132 SOCIMI: 100 no BME GROWTH e 32 no Euronext Access (operativo em Espanha desde 2018). O valor dos imóveis no momento da incorporação à cotação ascende a 25.444 milhões de euros, 6,37% mais do que o acumulado até 2021.
O valor dos ativos cotados na Euronext é 42% superior ao dos cotados no BME GROWTH.
No final de 2022, cotam 110 SOCIMI: 20 retiraram-se do BME GROWTH e 2 do Euronext Access.
Sobre a evolução do ritmo de crescimento das SOCIMI em 2023, Fernández indica que “podemos voltar a ultrapassar as 15 SOCIMI”.
As “SOCIMI agrárias”, uma necessidade para equiparar Espanha à Europa
Em 2022, o presidente da ARMANEXT, Antonio Fernández, apresentou o estudo “Las SOCIMI salen al campo”, que defendia a necessidade de reformar a Lei 11/2009 das SOCIMI para que, como ocorre em outros países, possam investir também em terrenos de natureza agrícola, pecuária e florestal.
Desde a apresentação do estudo em 2022, a ARMANEXT tem promovido o diálogo com as administrações públicas para impulsionar esta alteração legislativa. Segundo Antonio Fernández, “após ter apresentado a proposta no Ministério das Finanças e na Direção-Geral do Tesouro, encontra-se em consideração no Ministério das Finanças”.
O presidente da ARMANEXT destacou a necessidade desta modificação legislativa, pois “traria avanços em três aspetos: permitiria normalizar a política de investimento deste tipo de veículos com outros análogos noutros países da União Europeia e principais países do mundo; daria apoio explícito à importância estratégica do campo espanhol, reforçada após a pandemia de covid-19 e, especialmente, com a guerra na Ucrânia, que provocou escassez de determinados produtos; e finalmente, permitiria a entrada de novos investidores na Espanha despovoada, já que atualmente mais de 77,4% do investimento em imóveis via SOCIMI está concentrado em Madrid e Barcelona”.
Sobre ARMANEXT
Na ARMANEXT somos Assessor Registrado no BME Growth e o primeiro Listing Sponsor espanhol na Euronext. Ajudamos PMEs e SOCIMI a implementar o seu plano de crescimento e expansão utilizando os Mercados de Valores como plataformas para buscar novas fontes de financiamento, executar operações corporativas e dar visibilidade às empresas.
Além disso, ajudamos PMEs e SOCIMI a valorizar os critérios ESG nos Documentos de Incorporação aos Mercados de Valores, contribuindo para a correta avaliação da empresa e atração de Financiamento Responsável.
Somos líderes na incorporação de empresas nos mercados de valores, com mais de 40 empresas incorporadas tanto no BME Growth como na Euronext.
Desenvolvemos novas áreas para impulsionar o apoio ao crescimento das PMEs nos mercados de valores, tanto espanholas como latino-americanas. À forte especialização na incorporação aos sistemas multilaterais de negociação somamos: Fundraising, assessoria em operações corporativas, profissionalização das relações com investidores e assessoria jurídica.
A ARMANEXT conta com uma equipa multidisciplinar de analistas e profissionais especializados liderados por Antonio Fernández, com média de mais de 30 anos de experiência nos mercados de valores.
(1) Este estudo foi realizado com informação pública e objetiva disponível em cada DIIM do BME GROWTH ou ID da EURONEXT ACCESS, e recolhe a informação no momento da incorporação da SOCIMI. Baseia-se em dados acumulados no momento da incorporação nos exercícios 2013-2022 no BME GROWTH e nos exercícios 2018-2022 na EURONEXT ACCESS. Inclui dados do EURONEXT ACCESS Paris e Lisboa. Inclui dados das sociedades excluídas do BME GROWTH e das sociedades que deixaram de ser SOCIMI e passaram do segmento de SOCIMI do MAB para o segmento de empresas em expansão do MAB. Atualmente no BME GROWTH não há diferenciação de segmentos.

ARMANEXT publica o VII Estudo SOCIMI 2022
